Nossa equipe se reuniu novamente para realizar o teste dos carvões mais utilizados no cenário nacional do argui­le.

As marcas testadas foram: Al Waha Gold, Arra, Art Coco, Bali-Hai Coco, Coco One, Coco King, Hookah Nara, Tom Co­cocha e Zomo Mini.

Todos os carvões testados foram sub­metidos ao mesmo procedimento de pesagem, acendimento, recolhimento de cinzas e medida de temperatura.

O teste teve como princípio o uso das peças como produzidas pelas marcas, ou seja, o uso diário de qualquer ar­guileiro. Partindo deste princípio os carvões tiveram uma variação entre 10g e 18g, dependendo da marca.

Utilizamos o mesmo método de acendi­mento para todos os carvões: fogareiro blindado, em ambiente controlado, sem influências de fatores externos e prea­quecido 10 minutos antes de colocar os carvões. Cada marca de carvão foi acesa individualmente, evitando assim influência de caloria da peça ao lado.

Os carvões foram virados após cinco minutos no fogareiro ou após metade de seu corpo ter sido acesa, de forma que a face que estava em contato com o fogareiro ficasse para cima, tornando um acendimento mais rápido para to­dos os modelos testados.

Para a medição da temperatura exerci­da, a equipe utilizou um termômetro a laser, com uma distância média de 15 centímetros dos carvões.

Por: Redação HBE