Muito tempo sem novos modelos de narguiles feitos na Turquia, há alguns meses Julyano lançou o seu novo El Nefes Nefer, fiquei muito feliz de ver um novo modelo de arguile tradicional turco. Enquanto o mercado turco tem focado em fazer narguiles modernos, estilo alemão e arguile de cristal no puro estilo Oduman. Perdi toda a esperança de ver novamente as beldades de latão com sua magnífica ornamentação gravadas no metal, ao redor de todo o seu “corpo”.

Os amantes da tradição com certeza irão lembrar o brilhante niquelado do Elmas, esses narguiles fêmeas sem respiro e uma infinidade de marcas com desenhos que faziam sua mente viajar de sua sala de estar para a Anatólia, região da República da Turquia, conhecida como Ásia Menor, ou até mesmo sentir-se em Istambul.

Às vezes, há modelos que desaparecem do mercado, o que foi feito agora 5 ou 6 anos o el Nefes Vezir que era um esteticamente semelhante ao Elmas 639, esse modelo tinha um charme único e é uma pena não continuar a desfrutar sua beleza já que supostamente os moldes deste arguile foram perdidos.

Todos os avanços geralmente ofuscam os que precederam, assim quero chamar os leitores da HBE para não se esquecerem dos arguiles tradicionais e podermos continuar a expandir nossa coleção com novas peças das maravilhas e únidas obras arte.

Viva os arguiles tradicionais!

Por: Roberto Jekelo