O arguile não está no nosso ‘BRAZA’ de hoje, e desde os tempos primórdios a boca pequena (e a mídia) fazem a festa e propagam por aí todo tipo de mentiras, falácias e calúnias sobre esse nosso saboroso ‘hobby’.

O Blog do Arguile se sente na obrigação moral e cívica de explanar para ‘vossas mercês’, ao melhor estilo ‘Megaman X9’, o que de fato é verdade e o que inventaram para destruir nossa imagem ou até mesmo só espalhar aquele boato gostoso.

Sem mais delongas, pois aqui não tem ninguém de palhaçadinha, tampouco de rosque-rosque. Vamos à lista, meus célebres:

1 – Dá para fazer fumaça colorida?
MITO
Taí um boato que foi desmentido, voltou, foi desmentido de novo… mas vira e mexe, depois de um discreto hiato, ele volta! Tal mito tomou força por conta de edições de vídeo, que aparecem nos grupos de arguile nas redes sociais afora, de tempos em tempos. Ora muito bem-feitas, noutrora de causar aquela vontadinha de introduzir coisas irregulares e de tamanhos abismais no nosso reto, essas montagens ludibriaram o público arguileiro, fazendo-os crer nessas coisas que a física não permite, como muito bem dito por Galvão. A tão almejada fumaça colorida até existe, mas não no arguile. Você pode encontrá-la em sinalizadores, fogos de artifício, joguetes explosivos (para você, moleque peralta, que não consegue sossegar o rabo em casa e tem que ir para a rua fazer merda no carnaval), dentre outros produtos, que utilizam de vários metais pesados em sua composição para atingir tal resultado. E venhamos e convenhamos que você não quer a presença desses meninos no seu ‘tabaquinho’, não é mesmo?!
Até a data desta publicação, não foi encontrada uma maneira palatável e gustativa para a coloração da nossa amada fumaceira. Mas veja pelo lado bom: No espectro de luz, o branco é a junção de todas as cores, então use a imaginação e divirta-se.

2 – A água do arguile filtra as impurezas do tabaco?
VERDADEIRO
“Má epa pera lá”, muita calma, ‘fumetão’: apesar de dar uma segurada na onda, a água não filtra totalmente a fumaça proveniente da sua shisha. Hoje sabemos que a função maior é resfriar a fumaça, para que sua sessão se torne agradável e você não tenha aquela sensação de engolir cera quente.
Mas se cavarmos um pouco mais fundo na história do arguile, chegamos ao nome do médico Hakim Abul Fath, estima-se que o ‘dotô’ foi o inventor do arguile, no século I na Índia, e o fez com o objetivo de retirar as impurezas da fumaça.
Então, aquilo: filtrar TUDO não filtra… mas ajuda!

3 – Leite no vaso deixa a fumaça mais branca e densa?
MITO
‘Cês tão me tirando, né?!’ Essa maluquice paira pelas cabeças dos ‘fumetas’ mais sensatos há milênios.
Ok, não é tanto tempo assim, mas faz um tempão danado. Esse disse-me-disse leitoso se dá por conta da cor e consistência deste, que é o alimento base do mamífero médio. E além de ser uma tremenda mentirada, é nojento demais: imagina você esquecendo o leite lá no vaso, ele acaba estragando, impregnando resíduos, detritos e azedumes na sua tão querida stem. Sabe quando você mosca e deixa o arguile parado com água ‘mó’ tempão, e quando lembra de resgatar o pobre diabo praquela higienização, percebe aquela linda e sorrateira camada de mofo?!
Osso, né?! Agora imagina com leite! ‘Céloko’, meu parceiro… Então, como dito pelo excelentíssimo Coronel Fábio: “Esquece essa merda aí, porra!”

4 – Existe arguile que vale milhões?
VERDADEIRO
Olha rapaz, enquanto tiver maluco querendo gastar dinheiro por coisa nenhuma, vai ter gente fazendo coisa para esses malucos. E foi o caso da Desvall (que é uma marca que tem ‘um puta nome’ de tio. Não é?!) que lançou o Carat: um arguile de altíssimo padrão, feito em ouro e diamantes, que você ‘fumeta’, pode adquirir pela módica bagatela de € 2.5 MILHÕES DE EUROS. É isso mesmo que você leu: R$ 10 MILHÕES DE REAIS (aproximadamente). É brincadeira ou não é?!
Se vale o preço ou não é difícil dizer. Até porque, para nós meros mortais, é difícil até chegar perto de uma maravilha dessas. Mas nós podemos te adiantar uma coisa: fuma igual aquele Mya Mozza (com a sainha jeans!) que tá esquecido no teu armário desde que o Roberto Carlos parou para arrumar a meia na cobrança de falta da França, em 2006. Puta desgosto lembrar disso, bicho!

5 – Fumar 1 hora de arguile é equivalente a fumar 100 cigarros
MITO
Aí tão tirando mesmo!!! Essa é talvez a maior de todas as falácias. E o pior de tudo: é a mídia que espalha esse boato por aí.
Deixando de lado a responsabilidade editorial e científica, jornalistas de credibilidade questionável e médicos cujos diplomas foram adquiridos na Praça da Sé, tem o péssimo costume de manchar a nossa cultura com mentiras mais cabeludas que o Tony Ramos nos anos 80.
Se tem uma verdade em meio a esse mar de balonas é que o arguile equivale a 100 cigarros sim, mas apenas em VOLUME DE FUMAÇA. O que a mídia canalha tenta te vender, é que o arguile carrega TODOS OS MALEFÍCIOS DO CIGARRO vezes cem. Ou seja, tentam nos vender que nossa shisha tem a mesma quantidade de substâncias tóxicas que no pirulito de otário, além de fazer tão mal quanto fumar 5 maços de cigarro ininterruptamente. O que não é verdade!
Poderíamos nos aprofundar mais nessa questão, mas preferimos deixar a palavra a nosso querido Eduardo Macário, que encabeçou uma matéria sobre saúde nesta mesma revista algumas edições atrás. Então não ‘mosca’ e vai lá conferir.

E você, ‘fumeta’?! Conhece mais alguma verdade desconhecida ou mentira muito famosa?

por: Blog do Arguile