Se você entrar no Youtube e alimentar o motor de pesquisa com o seguinte termo: “arguile x vape” irá encontrar alguns vídeos que tentam expor as diferenças entre eles, porém analisando melhor o conteúdo desses vídeos, nota-se um desencontro de informações associados a uma rixa e parcialidade aparentemente velada. Salvo algumas exceções como a do meu amigo Gabriel Sakamoto, que como sempre, trouxe de maneira clara, juntamente com Caio Giardini as diferenças que deixam evidentes serem dois mundos completamente diferentes, sem ataques ou julgamentos.

Para escrever esse texto tive de fazer meu trabalho de pesquisa, afinal, não sou um perito em ‘vape’ e, durante essa colheita de informações descobri uma espécie de rivalidade entre o pessoal do bumbum cheiroso que “vapora” e os “craquentos” que fumam arguile. Pois é, para a comunidade do vape, quem fuma arguile, consome bilhões de toxinas e está fadado a morrer muito cedo devido ao uso. E, é munido dessa proposta que ele vem ganhando seu espaço e angariando novos integrantes, pessoas que fumavam arguile e por acreditar fazer ‘mais mal’, agora vaporam. Pessoas que fumavam cigarro e também fizeram a troca pelo mesmo motivo, outros, acham o preparo do arguile incômodo e optam pelo vape por ser algo mais prático. E ainda tem aqueles que fumavam cigarro, alternou com arguile e hoje também vaporam.

Estou há mais de 15 anos no meio do “nargos” e com a minha experiência não vejo o mercado do arguile ameaçado pelo vape, nem sequer disputam o mesmo público, a meu ver. As pessoas que migraram do arguile para o vape jamais entenderam a real proposta do arguile, elas simplesmente queriam expelir fumaça por algum orifício onde outras pessoas possam ver e pensar “nossa, ele solta fumaçona top”. Afinal, exceto aqueles que fumavam cigarro e usam o vape para tentar diminuir os danos à saúde, vejo os vaporizadores como um acessório da moda, assim como arguile ainda é, e que acaba atraindo crianças desinformadas pelos motivos errados que em alguns meses se tornam verdadeiros peritos e donos da verdade.

Existem marcas especializadas para o público do arguile que estão agregando produtos para vaporizadores em seu cartel, e não acho isso ruim. O mercado do vape é promissor e todos os empresários querem ganhar mais dinheiro e expandir os negócios. O que me incomoda é a comunidade do vape se travestir de velha chata e ficar apontando o dedo para o arguile, como se fosse a personificação do câncer.

Você não é melhor porque vapora, meu jovem, sinto muito em dizer! Mas o líquido ‘sabor pinho’ que você usa no tanque não vai limpar seu pulmão, para de querer bancar o cientista e disseminar afirmações de que o arguile é o cigarro do ‘cabrunco’, e o vape a fumaça dos anjos! Não sei precisar o quanto o arguile faz mal e nem quanto o vape faz mal, faço o uso dos dois em determinadas situações, porém não se equivalem, ambos causam danos à saúde, aprenda a utilizar e pare de ser um carrapato de testículo que sabe usar a internet!

Por: Sidney Gritti