Olá a todos!  Sou Pintohookah e, ​​neste artigo, quero falar um pouco sobre a relevância das redes sociais no mundo du narguile da Espanha, onde moro.

Atualmente, na Espanha, o narguile está em plena expansão, devido, sobretudo, à ascensão das redes sociais, todos podem compartilhar suas fotos (e seus conhecimentos ou não) desse hobby que nos une a todos, mesmo do outro lado do oceano.

Em 2010, eu era um garoto de 18 anos que só fumava narguilé em viagens a países como Turquia ou Egito, locais exóticos e fora de casa, mas quando ele voltou ao meu país e conhecia as maravilhas desse ato cultural, de fumar e compartilhar uma shisha, decidi pesquisar na internet por mais pessoas como eu, com isso em comum.


Eu cheguei em um fórum em espanhol, hookahspain, onde todos pudemos compartilhar nossas experiências, fazer críticas e desfrutar juntos, o processo era muito diferente do que é hoje.  Orgulhamo-nos de criar tópicos extensos, com um bom argumento e de compartilhar nosso conhecimento.

Foram os anos dos fóruns, com o tempo havia três referências fortes na Espanha, além de alguns outros (como o Royal Hookah Forum ou HookahJohn) nos Estados Unidos.

A partir daí, o passo natural foi aproveitar a plataforma do YouTube para começar a criar conteúdo e fornecer vídeo para os textos que escrevemos, e começar a navegar e ver outros youtubers de diferentes idiomas (lembro com muito carinho o grande número de vídeos de brasileiros  que estava na plataforma).

Foram tempos mais complicados, onde adquirir tabaco e narguiles de outros países era muito difícil do que agora.

No Facebook, em espanhol, quase não havia movimento, embora a presença espanhola pudesse ser vista na maioria das páginas americanas, os espanhóis não tinham páginas dedicadas a isso no grande Facebook até 2019, com o aparecimento do Hookah Passion.

Com o tempo, apareceu o Instagram, a rede social por excelência para o nosso hobby e, assim, levou à presença de novas figuras proeminentes do mundo como a superexposição de muitas contas que, sem amplo conhecimento, ficaram, com maior ou menor boa sorte.

É indiscutível que esse boom no instagram favoreceu a presença de mais marcas, lojas com mais material e mais marcas de tabaco que aparecem em nosso mercado (um monopólio bastante complicado) para tentar a sorte.  Essa é sempre uma sorte para nós, como consumidores, embora exista o risco de publicidade mais agressiva do que a que estávamos acostumados.

A maior vantagem dessa corrente atual é que ela permite atravessar as distâncias entre países tão distantes quanto o Brasil e a Espanha, todos entendem a linguagem visual e a beleza de uma foto ou de uma assistência de montagem, e fazem isso, apesar de estarem distantes, sem dúvida, podemos ser irmãos neste belo hobby.

Consegui conhecer o Hookah Brasil Experience graças as transmissões semanais ao vivo que fazem através do Facebook, e ainda me lembro das boas vibrações que transmitiram, o desejo de compartilhar uma shisha com as pessoas que apareceram nas transmissões ao vivo foi o máximo, e podemos dizer que, graças a como estamos hoje, é muito mais fácil para esse momento.

É um prazer compartilhar esse tempo com você, se você chegou a este ponto do artigo … Monta o rosh ae!

Por: Pintohookah