Nesta matéria falamos com o Alex, responsável pelas importações dos produtos de marcas consagradas fora do país que chegam aqui através do site do “Tio Bob Narguiles”, sem dúvida a maior porta de entrada desse tipo de produto. Mais adiante será possível entender um pouco mais sobre como é o processo de negociação e chegada desses itens aqui.

A ideia dessa matéria é fazer, de uma vez por todas, que as pessoas entendam que tudo que vem de fora, carrega um alto custo de imposto e transporte e ainda assim pessoas e empresas se dedicam a trazer essas novidades.

HBE: Conte um pouco mais sobre as marcas que o Tio Bob representa no Brasil, nomes e locais de origem.

Alex: Hoje o TioBob representa as seguintes marcas importadas:
WOOKAH – Produto exclusivo de um design único. Com suas stems em madeiras clássicas como o Wenge ou Walnut até madeiras coloridas em combinações de cores lindas. Possui bases de madeira e bases de vidros também. Muito admirada pelos especialistas em arguile, é produzido na Polônia;
REGAL – Marca Americana e uma das mais respeitadas no ramo de arguile. Possuem acabamento sem igual e trazem madeiras tradicionais e exóticas na sua linha de produtos, além dos modelos coloridos, conhecidos como “diamond”, difícil não apreciar a beleza de uma stem REGAL. Possui excelente fluxo e admiradores por todo o mundo.
ODUMAN – Narguile de vidro com design moderno e fluxo leve. Quem fuma um Oduman não esquece jamais, todos os modelos de arguiles vendidos no Brasil classificados como 5 estrelas pelos compradores. Pode-se adicionar frutas, trazendo uma experiência e sabor único a sua sessão. Produzido na Turquia.
MEDUSE – Simplesmente um dos mais luxuosos arguiles do mundo. Com um design considerado por muitos como o mais moderno de todos que existem. É feito em vidro e permite também a adição de frutas no vaso para ter um sabor exclusivo na sessão. A marca possui modelos que variam dos mais simples como os KRAB´s até os mais caros da linha ROYALE. É produzido na República Tcheca.
ORCAMP – Fogareiro portátil a gás que permite o uso em qualquer local sem energia elétrica; como praia, parques, acampamentos, etc. Assim você não perde sua sessão. Tem ótima eficiência e acende o carvão em um tempo de 10 – 15 min., dependendo da regulagem da chama. O modelo que temos no Brasil teve o design modificado e aprimorado pela equipe do ‘Tio Bob’, sendo melhor que o original Europeu. Produzido na Turquia.
TOM COCO – Carvão produzido na Indonésia com altos requisitos de qualidade. É uma marca líder na Europa e fabrica tanto modelos hexagonais como cúbicos.

HBE: Como é feita a negociação com as marcas para o Tio Bob ser o representante aqui, quais as etapas? Existe algum requisito por parte deles?
Alex: É uma negociação que leva em consideração a confiança mútua entre nós e os fornecedores, todos sabem do potencial de mercado brasileiro, mas desconhecem a burocracia e dificuldade de trabalharmos aqui. As etapas envolvem reuniões físicas, depois por Skype, discussões de preços, prazos de fabricação e pagamento. Normalmente a exigência é de termos um volume de compras anual mínimo.

HBE: Quanto tempo em média demora entre a primeira conversa e a primeira remessa de produtos? Qual foi a mais demorada?
Alex: Algumas negociações foram mais rápidas, outras com cerca de 2 anos, por envolverem na tomada de decisão vários fatores. Diria que o maior tempo foi do carvão Tom Coco.

HBE: Quanto tempo em média demora entre a chegada de um lote e outro?
Alex: Depende do tipo de produto, mas normalmente 2 vezes ao ano, devido a todo o trâmite de colocação de pedido, produção e envio para o Brasil.

HBE: Qual a história mais marcante que envolve o Tio Bob e suas marcas de importação exclusiva?
Alex: Não diria especificamente de uma marca, mas sim de uma situação de viagem internacional em busca de produtos e novidades onde acabamos chegando no meio da China, como se fosse o nosso interior, cidade pequena. O pessoal disse que lá era difícil ir pessoas do ocidente e todos nos olhavam como se fossemos de outro mundo, alguns até pediram para tirar fotos com a gente…

HBE: Qual o fator decisivo para escolher uma marca estrangeira e trazer para o Brasil?
Alex: O fator decisivo é ser um produto diferenciado e ter qualidade, trazendo assim para os nossos clientes do Brasil uma nova experiência.

HBE: Qual o maior impeditivo para importação? Por quê?
Alex: Taxas de importação (impostos), pois fazem o produto chegar com alto preço, o que nos entristece muito, pois se fosse menor conseguiríamos oferecer estes produtos com valores muito mais acessíveis aos nossos clientes.

HBE: As vendas atingem o esperado? A aceitação supera a expectativa?
Alex: A aceitação é sempre muito positiva pelo feedback dos clientes, mas as vendas variam sendo alguns produtos com saída mais lenta, outros mais rápido. Sentimos que são produtos para um público que aprecia e pode adquirir produtos deste nível, que devido ao acabamento, design, custos de importação possuem custos mais elevados se comparados a marcas locais.

HBE: Qual marca que mais teve problemas tanto na negociação como nos processos de importação?
Alex: Não seria justo mencionar uma marca, pois problemas na importação são mais relacionados às dificuldades oriundas da burocracia do Brasil. Infelizmente, o povo brasileiro ainda não acordou para a realidade que vivemos de impostos e taxas, teríamos produtos com preços e variedades muitos melhores se a carga tributária e o processo de importação fossem mais simples.

HBE: Como é pensada a parte de peças de reposição das marcas exclusivas do Tio Bob?
Alex: Quando fazemos a ordem de importação discutimos com o fornecedor as peças de reposição mais comuns, seja por quebra ou desgaste e pedimos para incluir no lote.

HBE: Quais as tratativas relacionadas a garantia? Quando o Tio Bob troca um produto defeituoso, existe garantia das marcas ou fica por conta do Tio Bob?
Alex: É um ponto crítico, pois a definição de produto defeituoso às vezes é difícil de saber até onde é um defeito de fábrica ou um mau uso do cliente. Então sempre pedimos fotos, vídeos, e fazemos a logística reversa para devolução e análise do produto. Uma vez constatado o problema, fazemos a troca, algumas trocas conseguimos recuperar em créditos dos fornecedores, outras não. Porém, sempre protegemos nosso cliente, proporcionando pleno suporte através do nosso canal de pós-venda.
Basicamente é isso, um bate bola rápido para expressar porque o Tio Bob é o maior importador de itens diferenciados para o Brasil.


Tem mais dúvidas? Mande-nos que faremos o possível para ter uma resposta para você e não esqueça, em compras acima de R$150,00 no site do Tio Bob, use o cupom de desconto: HBE10.