Olá meus amigos! Tudo bem? Hoje venho falar como Gerente Geral da Amazon Hookah, a convite da HBE sobre as cópias do mercado, um assunto bem relevante e que cada vez mais traz discussões em nosso meio!

A Amazon já teve vários de seus produtos copiados na China e trazidos para o Brasil via Paraguai. O primeiro veio com o Fit, onde uma empresa de renome “Farida” trouxe um modelo igual mudando apenas a entrada da mangueira, ainda no Fit a empresa MD conhecida pelas suas “criações” trouxe uma cópia, porém com o respiro de um BES da empresa GOH. Logo depois algumas empresas Brazucas começaram a fazer nossos pratos, Lótus, Extreme e por último o New Maori, seguindo nessa onda o mais recente “lançamento” é a cópia do Prime, feita pela Yahya e por uma empresa chinesa.

O que mais me intriga é que lojistas e distribuidores compram e negociam isso sem nenhum respeito. O consumidor final as vezes é enganado pela falta de conhecimento, mas quem vende sabe que é uma cópia ou réplica! Isso vem acontecendo a um bom tempo não só conosco, a Triton que teve o seu arguile Zip copiado e comercializado como original, foram feitas várias cópias como Triton, SL, Hookah Boss, e assim por diante, a Hookah King outra empresa seria que sempre tem seus itens copiados, o Prince e King!

Até quando teremos pessoas amadoras ou de má índole em nosso segmento? E pessoas que estão ao seu lado, no seu dia a dia e você nem faz ideia, aquelas pessoas que se dizem amigas, porém são os primeiros a enviarem para fora, onde tudo se “copia”.

Fica aqui meu sentimento de frustração desse mercado tão gostoso de se trabalhar, do ambiente dos eventos, das confraternizações, mas ainda da hipocrisia, da ganância e falta de respeito à toda história que nosso segmento vem construindo no cenário mundial! Exceto em fumo, hoje somos referência, mas já temos pessoas sérias e que estão fazendo um bom trabalho, como a Gold Smoke.

Isso aí meus amigos! Fique atento, você pode estar sendo enganado!

Por: Welton de Souza, gerente geral na Amazon Hookah