Acredito que vocês gostariam de saber em primeira mão como chegaram os produtos brasileiros na Espanha.

Em primeiro lugar, gostaria de enfatizar que antes que houvessem distribuidores na Espanha de produtos brasileiros, descobrimos seu mercado através do Super Bowl. Entre os usuários dos fóruns fizemos grandes pedidos para testar os roshs Gran Reserva cuba quadrada. Depois de anos, quando as lojas ganharam força, surgiram empresas dispostas a importar os produtos. Hoje, por exemplo, temos uma empresa que representa a Super Bowl e a Super Hookah aqui na Espanha.

Por aqui, tivemos cinco anos muito fortes de arguiles tradicionais: Khalil Mamoon, Farida e El Nefes; mas com o tempo saíram de moda e os iniciantes adquirem arguiles alemães de qualidade média fabricados na China. Os consumidores que buscam maior qualidade compram arguiles alemães ou (graças a Deus) brasileiros, que são excelentes.

Raramente vemos alguém comprando arguile americanos desde que passou a moda da Starbuzz. É mais comum vermos Regal do que Prometheus e B2. Embora para a Europa pareça mais fácil o acesso ao mercado de arguiles russos, na realidade as regras de importações de produtos russos são mais complicadas que as brasileiras.

Temos por aqui um distribuidor forte e que desenvolve um bom trabalho: a Fagon Wholesale, que traz Amazon, Predator Foil, Triton, Mani Sultan, Hookah Blend, Legacy e muitas marcas interessantes. Este distribuidor colocou o Amazon Hookah em um dos pontos mais altos da Espanha, fazendo com que muitas pessoas que antes não teriam acesso, possam adquirir um arguile brasileiro. No dia em que o Legacy chegou às lojas espanholas houve uma loucura e a maior parte foi vendido no primeiro dia.

Fazendo uma reflexão, hoje é difícil novos roshs estrangeiros obterem sucesso na Espanha, já que temos um mercado estabelecido e alguns dos melhores ceramistas. Aproveitamos ao máximo a argila, descobrimos uma argila rosa/roxa altamente refratária que chamo “Purple Danzig”. Temos nosso mercado saturado de roshs, as marcas que mais se destacam são HC, Helium e CyS, compramos roshs estrangeiros apenas para coleção.

Sou um grande admirador de arguiles pequenos, que no Brasil vocês ganham de goleada. Tenho o SuperHookah, Hookah King Joker, Marajah Mumbai e Triton Zip, suas sessões perfeitas e portabilidade infinita fazem deles melhor custo benefício.

Há dois anos na Espanha o Marajah virou moda, compramos como loucos dos EUA os modelos Mumbai e Dubai. As pessoas da internet sabiam que vivíamos em Madrid somente por publicar fotos do Marajah, assim surgiu o famoso grupo “Shisheros Madrid”.

Espero continuar conhecendo nos próximos anos cada vez mais marcas e modelos de arguiles e acessórios brasileiros, pois há muito potencial em seu país.

Um grande abraço do seu amigo Jekelo!

Por: Roberto Jekelo