Há cerca de quatro anos, numa conversa despretensiosa entre dois amigos na mesa de um bar, surgia o embrião do que hoje se tornou a HBE. A conversa permeava em torno do ideal de trazer informações de qualidade, curiosidades, testes e imparcialidade para a cultura árabe e para o mundo do arguile. Em meio a grandes elucubrações surgiu a ideia de uma revista, sim, revista! Mas na era digital? Sim, revista. Queriam algo palpável, colecionável e acessível a todos!

Esses dois amigos eram nada mais nada menos que Fábio Vilariño, o mais experiente (adjetivo para idoso, neste caso), bem conhecido no ramo do arguile e integrante do Blog do Tio Bob; e Lineu Jr. que também tinha contatos no meio e na época trabalhava em uma gráfica. Precisariam, no entanto, de alguém que topasse a ideia e a colocasse no papel. Surge então no bar o Guilherme Vieira, designer gráfico por formação, para entregar alguns cardápios que os donos haviam encomendado. Encontrou com os amigos, entrou na conversa e compartilhando da ideia dos demais, passou a fazer parte do projeto que acabara de germinar, colaborando com a mão de obra que estava faltando.

Com o trio de idealizadores definidos, precisavam escolher um nome para a revista, o que aconteceu de maneira tão inusitada e espontânea quanto à criação. Decidiram de forma unânime que o nome deveria ser “Hookah Magazine”, e deu início a toda a produção do material gráfico. O que eles não esperavam é que o pessoal da Smoke Home estava planejando uma revista de arguiles e que, por coincidência, teria o mesmo nome que eles haviam pensado. O trio teve acesso à essa informação próximo a data de lançamento da revista, fizeram uma reunião de última hora e redefiniram o nome da nossa querida Hookah Brasil Experience. Por sorte o material de divulgação ainda não havia sido impresso, possibilitando a correção.

Após definidos os sócios e o nome, precisariam decidir quem iria compor a equipe da HBE para produção de conteúdo, assim os convidaram: Siney Gritti para jornalista responsável; Felipe Campanelli para redator; Gabriel Sakamoto, Giancarlo Signore e Welton de Souza para colunistas, e após dois anos de trabalho, convidaram o Pombo de Adão (Vinicius Gregoraci e Raphael Silveira) para serem colunistas também.

Em 2015 realizamos o HBE Fun fest, que além da comemoração de um ano da revista, tínhamos a intenção de reunir pessoas de maneira confortável, descontraída e acolhedora, sem sinal de internet, em um lugar fora dos convencionais e com atrações diferentes de todos os eventos que já tinham sido feitos até o momento. A festa foi à beira da Represa Billings com direito a passeio de escuna para relaxar, num sítio espaçoso, arborizado com expositores de peso, com games liberados para o pessoal jogar e fumar, tudo ao mesmo tempo! Ousamos dizer que um dos melhores eventos/festas que já aconteceu!

Em números, nesses quatro anos de projeto e três anos de execução, a HBE já fez cerca de 95.000 exemplares impressos, nos quais fizemos testes de Rosh, de Carvões (duas vezes), reportagem internacional com o Sr. Shareef Mamoon; Sr. Hicham Abdul, José Luiz do tio Bob; matérias especiais sobre os tipos de tabacos, fizemos 1 evento e participamos de diversos pelo Brasil.

Produzimos mais de 700 pulseiras em couro e que foi o ingresso do nosso evento, 1000 chaveiros, 20 luminosos, mais tapetinhos e furadores que estão chegando. Tudo que fizemos até agora foi distribuído de forma gratuita, com o apoio de nossos parceiros, e temos orgulho disso! E desde o início deste ano, a cada lançamento de edição fazemos uma pequena festa, com open a um preço acessível, em locais e com tabacos diferentes. A ideia é sempre fortalecer nosso nome, do espaço que abriga nosso evento de lançamento e também as marcas que apoiam e fornecem tabacos, carvões e alumínio.

Polêmicos ou não, somos sempre verdadeiros. Pensamos sempre no bem do mercado como um todo. Obviamente não somos conhecidos por todos, assim como nem todos simpatizam conosco, talvez porque sejamos honestos demais. É amigos, a verdade dói para alguns, mas estamos aí, sempre na luta e sempre fazendo o nosso trabalho da melhor maneira possível.

Após consolidado o projeto, hoje é possível receber uma edição nova da revista a cada bimestre, as edições anteriores também estão disponíveis no site, e para quem quiser de bater um papo descontraído, participar de sorteios e ficar por dentro das novidades, o trio está online às terças-feiras a partir das 21h com uma live na página do Facebook. Curta e aprecie!

Por: Redação HBE