Nos meses de Setembro/Outubro aconteceu em Dortmund na Alemanha uma das maiores feiras de tabaco e acessórios, em uma área de 30.000 m² com cerca de 500 expositores de 48 países.

E a HBE esteve lá por meio do Welton “Spider” Neves, que nos conta como foi sua experiência.

“Eis que é dia 12 de Outubro, dia das crianças… quando criança não via a hora de chegar essa data para poder ir à loja e escolher meu brinquedo. Quando se entra… ohhhhhh, bate aquela sensação de estar em um paraíso, com tudo que você sempre sonhou, e essa é a sensação ao chegar na Inter Tabac em Dortmund, a maior feira de tabaco do mundo.

Prateleira da Sahara Smoke na Inter TabacTudo que você pesquisa, vê de novidades do mundo do arguile e tabaco em um só lugar. A grande variedade e informação que se consegue absorver é incrível, dividida em 4 galpões no centro de convenções Westfallenhallen localizado no coração de Dortmund em frente ao estádio do Borussia Dortmund.

Logo na entrada consegue se notar o quão grande é essa feira com propagandas em caminhões, banners, etc.

Você pode comprar o ingresso a 15  euros o dia ou um passaporte para os 3 dias no valor de 25 euros. Tanto na entrada quanto dentro da feira vende-se um catálogo com todas as marcas presentes e seus lugares nos pavilhões, isso ajuda muito no caso de achar uma marca especifica e ir direto ao stand, porque o espaço é enorme e perder a noção de onde se encontra cada marca é normal.

Lá você pode encontrar desde cachimbos artesanais quanto os famosos, da renomada marca de carros BentleyCharutos também são um atrativo a parte, stands glamourosos e gigantes onde se vê pessoas fechando negócios, degustando ou mesmo em uma conversa descontraída enquanto se conhece mais esse mundo. Cigarros eletrônicos, e-vapers também tomam uma grande parte dessa feira, até porque esse mercado vem ganhando muita força pelo mundo.

Stand Meduse Pipes na Inter Tabac

Já o arguile tem praticamente 2 galpões de área, então já se pode imaginar o quanto é legal essa brincadeira. Sem muita divisão por classe ou categoria, as marcas procuram o melhor lugar para expor seu produto, a Meduse Pipes sempre com seus arguiles únicos e exclusivos, quem passa por lá logo dá uma paradinha para observar aquilo que não é convencional e atrai qualquer um; a Khalil Mamoon com um stand pequeno mostrava as suas peças consagradas como Trimetal, kamanja, etc… e também trazia modelos novos e o lindo Caeser, o arguile mais luxuoso da marca; Julyano que representa a marca El Nefes com suas linhas únicas (arguiles turcos) e bases Bohemia, as famosas “Bohos” de Cristal, tão conhecida pelo nosso mercado, aliás ele sempre se refere com muito carinho do mercado brasileiro; a KS com seus arguiles de vidro e pratos de silicone, piteiras e rosh de vidro também são um dos atrativos da marca; a Sahara Smoke com seus vasos um tanto quanto diferentes em tamanhos XXL; a Brohood com sua linha de arguiles de vidro e controlador de calor tinham um lugar de destaque na feira; encontrei marcas de tabacos de todos os gêneros e nos stands sempre havia um lounge onde você podia se sentar e experimentar as novidades.

É uma feira sensacional, imprescindível tanto para um comerciante/importador quanto a um mero consumidor. Recomendo muito a visita a quem puder ir, certamente fi cará maravilhado assim como eu fi quei.”