A encantadora cidade de Monte Verde é um distrito do município de Camanducaia, em Minas Gerais. Está a 1554 metros de altitude e tem como característica principal a natureza e o frio na temporada de inverno. Além das condições gerais que favorecem um clima mais frio da região, que é estar situada no cume da Serra da Mantiqueira e a altitude, agregamos ainda o fato de estar cercada de regiões de refl orestamento de pinus e eucaliptos. As árvores desprendem a umidade que esfria mais o ar de Monte Verde.

Sr. e Srª Grinberg

A cidade foi fundada pelos empreendedores Sr. Verner Grinberg e sua esposa. Quando o casal se casou, escolheram passar a lua-de-mel em uma região parecida com a sua terra natal, a Letônia (república da extinta União Soviética), acabaram escolhendo Campos do Jordão. Alguns anos depois ouviram falar de Campos do Jaguari, um lugar cujo clima e belezas naturais se assemelhavam ainda mais com sua terra natal.

Imbuídos de espírito empreendedor, subiram até o pé da Serra da Mantiqueira abrindo picada no meio do mato. Em 1938 compraram o primeiro lote e se mudaram com a família, com o passar do tempo adquiriram mais terras e ampliaram sua fazenda. As belezas naturais da região chamaram a atenção de amigos, parentes e conterrâneos, que logo começaram a comprar lotes e a formar um povoado. A fazenda começava a se transformar em uma vila e o sobrenome da primeira família a desbravar essas terras, deu origem ao nome da cidade: ‘grin’, verde, e ‘berg’, monte.

Avenida principal de Monte Verde

Escondida entre as montanhas, a pequena vila cresceu devagar. Em nome da tranquilidade, por muito tempo os próprios moradores preferiram que as ruas e a estrada permanecessem de terra.

No entanto, foi curta a trajetória até Monte Verde se transformar em um dos mais famosos e procurados destinos turísticos do Brasil. Qual a razão de tantosucesso? Apesar da rápida ascensão para a fama, Monte Verde seguiu o caminho da simplicidade, mantendo-se como um refúgio onde o que impera é o sossego,o contato íntimo com a natureza e as belezas naturais.

Quando fui para Monte Verde pude perceber de perto o encanto desta cidade. Tudo muito aconchegante, tranquilo e romântico, sendo perfeito para curtir a dois.

Há uma única avenida onde fica concentrado quase todo o comércio da cidade: restaurantes, bares, lojas, bancos, mercearias e acessórios de inverno. Não se engane, ainda que o clima seja ameno durante o dia, no fi nal da tarde, cai a brisa e a temperatura despenca muito.

Restaurante "O Caipira"

Não encontrei nenhuma loja de arguile, infelizmente, então se pretende fazer uma sessão durante a viagem, leve todos os apetrechos na mala. Já que a maior parte das pousadas possuem varanda e não há restrição para o uso de arguile.

A comida da região também é um atrativo a parte. Ainda que esteja em Minas Gerais, será difícil encontrar um prato típico mineiro ou de comida brasileira, pois os restaurantes também seguem um estilo mais europeu. Um pouco afastado da avenida principal consegui encontra o restaurante O caipira, onde a decoração, a comida, a música e os garçons, fazem você se sentir um matuto mineiro na roça.

Restaurante "Casa do Fondue"

A noite me rendi aos prazeres do fondue, praticamente todos os restaurantes servem a iguaria, normalmente em sistema de rodízio, optei pela A Casa de Fondue onde o ambiente era muito aconchegante, tranquilo e romântico.

Para se sentir em contato com a natureza, durante o dia pode se fazer as trilhas até o topo da Serra da Mantiqueira com vários picos de diversas alturas.

Lá de cima os visuais são de tirar o fôlego. As trilhas são bem sinalizadas e dispensam o acompanhamento de guias.

Você também pode conhecer a cidade com passeios de quadriciclos, jipes, motos e cavalos. E para quem gosta de esportes e aventura não pode deixar de conhecer a pista de patinação no gelo e a Mega Tirolesa. O circuito consiste em 2 tirolesas em um percurso total de 925 metros, fantástico! Realmente Monte Verde é uma cidade apaixonante, perfeita para relaxar, acender um arguile e curtir o visual.

Mega Tirolesa