Salve leitores da revista HBE, nesta edição daremos algumas dicas de como fazer uma boa higienização do seu arguile e ter uma sessão prazerosa!

Para quem tem um arguile egípcio como KM’s, Faridas ou Elba, modelos turcos como El Nefes, Elmas, também os libaneses ou sírios (que sejam de metal), pode fazer a higienização com apenas 3 itens: água, sabão neutro e alguns limões espremidos. Coloque o arguile imerso numa bacia com a mistura e deixe de molho por algumas horas. Depois o enxague com água. Se preferir use uma esponja e esfregue a solução pelo corpo do arguile. Na parte interna utilize uma escova de tubos, com água e sabão neutro.

Esta higienização além de proporcionar uma limpeza interna, também deixa a parte externa do arguile mais atraente, dando destaque aos detalhes dos metais!

Se você possui um arguile de alumínio, é extremamente recomendado limpar e secá-lo após cada sessão. Pois o alumínio sujo cria crostas de sujeira que podem se tornar fungos. Para a limpeza, pode-se utilizar o mesmo método citado acima. Lembrando sempre, que se o arguile tiver roscas, deve-se secá-las bem, para evitar que travem.

Dica: para ter menos desgaste nas partes rosqueáveis do arguile, pode-se utilizar veda roscas!

Se você tem um arguile com detalhes em madeira, procure saber se ele é impermeabilizado, caso seja, pode limpar com um pano úmido e depois secar. Arguiles 100% de madeira não é recomendável lavar com água, uma boa estratégia é deixá-lo um pouco no sol e depois soprar o tubo interno, já melhora bastante.

É sempre recomendado lavar os roshs após o uso (depois de frio), mas se você assim como eu acumula vários sujos, deixe-os em uma bacia com água por algumas horas. Depois esfregue com esponja de louça e sabão neutro, enxague bem para não ficar sabão no rosh (ninguém quer fumar sabão né?).

Mangueiras já temos diversas marcas descartáveis no mercado e também as laváveis, que são bem fáceis de limpar.

Apenas encaixe-a em uma torneira e deixe correr água, depois pendure para que a água escorra, pronto.

Controladores de calor não são tão difíceis de limpar como dizem. Coloque-o em uma caneca imerso em água e ponha para ferver, deixe uns 2 minutos fervendo. Retire, resfrie-o e esfregue com uma escova de aço (encontrada em lojas de materiais de construção) e sabão neutro, verá que sem muito esforço ele ficará limpinho.

Para os vasos contamos com acessórios como o Kong clean que consiste em 2 imãs, um para fazer a limpeza interna, outro para controlar o imã por fora (genial). Coloco água até o pescoço do vaso, algumas gotas de sabão neutro e passo vaso todo, fica novo!

Mas agora, para que tanto trabalho? Porque quanto mais limpo seu arguile e acessórios, melhor sua sessão. Se você não sente muito o sabor da essência, sente um gosto de queimado sempre, pode ser falta de higiene!

Então chega de preguiça e vamos logo limpar esses arguiles!

Por: Redação HBE