Segundo um dos gurus da área, Philip Kotler, “o marketing é responsável pela criatividade e pelas estratégias apropriadas para chegar ao cliente, enquanto a execução fica com o pessoal de vendas”.

O marketing é uma ferramenta que vai ajudar a empresa a chegar ao seu objetivo, que é lucrar e crescer. Não conheço nenhum empresário que abra sua empresa para ficar estagnado, do mesmo tamanho para sempre e sem lucrar. Todas as empresas querem prosperar e não basta apenas colocar o produto na praça e achar que os clientes chegarão até você sem que tenha uma “forcinha” do marketing.

É necessário ter estratégias, táticas, planejamento e pesquisas para que, seu produto ou serviço, seja desejado pelo cliente. Esta defi nição do marketing já diz tudo: “Marketing é identifi car e antecipar as necessidades dos clientes e satisfazer essas necessidades de uma forma lucrativa, tanto para a empresa quanto para o consumidor”. A empresa quer vender, mas precisa antecipar as necessidades do cliente para que ele queira comprar.

Já diziam antigamente que a propaganda é a alma do negócio e não deixa de ser verdade, faz parte do planejamento de marketing investir em propaganda, identifi cando e antecipando as necessidades do seu público alvo e criando o desejo de comprar.

Imagine que hoje eu resolvo abrir uma tabacaria, consigo um bom ponto, negocio bons preços com meus fornecedores, coloco ótimos produtos na prateleira e não faço nenhuma promoção da minha loja! Não adianta oferecer tudo o que o seu cliente quer, mas não fazer com que ele saiba que você pode oferecer tudo isso! É aí que o marketing entra, na verdade, é necessário compreender o mix e utilizar os famosos 4 P’s: Preço, Praça, Produto e Promoção. Promoção neste caso não é o “leve 2 pague 1”, é promoção no sentido de promover, fazer propaganda, fazer com que saibam que sua tabacaria existe e quais são os diferenciais.

Não importa qual o seu produto ou serviço, o investimento em marketing é fundamental e lembre-se, se você não fi zer, o seu concorrente vai fazer!

Por: Thais Ramos